Então você decide que vai trabalhar de casa. Tudo é conforto, facilidade e isto leva àquela vontadezinha de pular da cama e mesmo ainda de pijama, começar a trabalhar…
Não? Sim!! É uma tentação deliciosa! Eu caí nesta armadilha e hoje venho de coração aberto dizer: NÃO FAÇA ISSO!
Vamos ao meu caso… Sempre fui extremamente metódica com meu horário e organização para trabalhar de casa. Não sou novata no assunto, há mais de… hmmm alguns bons anos – rsrsrs – trabalho em casa ou de casa. A rotina sempre foi:
– Acordar, higiene pessoal, arrumar o quarto, tomar café da manhã, trocar de roupa e… sentar no escritório. Funcionou bem, até que…
ENGRAVIDEI!
Tá e daí? E daí que o guarda roupa de uma grávida é bem mais restrito e além de serem poucas peças para escolher, elas costumam ficar separadas para quando temos que sair, visitar clientes ou coisa parecida. Assim, o visual dentro de casa acaba sendo totalmente esquecido.
No começo eu me vestia com roupas de academia… aí aos poucos foi camisetão e legging até que quando vi, estava mais abandonada e esquecida do que aquele trapinho que não usamos nunca! UM DESASTRE! E… sim! É uma Consultora de Imagem que está escrevendo.
Até que, quando escrevi sobre congruência na semana passada, olhei ao meu redor e percebi o que eu estava construindo. Ou melhor, desconstruindo! Eu me olhava no espelho durante o dia e não via mais a energia de quem tem seu próprio business e está feliz com o trabalho, mas uma pessoa descuidada e desatenta a detalhes. Obviamente que tudo isto acabou refletindo no meu trabalho! Refletiu na forma como eu me senti nestes dias em que não me dei atenção como micro empresária.
AINDA BEM QUE ESCREVO! Cada linha minha sobre congruência foi me acordando para tudo o que eu estava – inacreditavelmente – fazendo de errado. Eu estava na verdade, fazendo exatamente o que sempre digo para minhas alunas e minhas clientes não fazerem, perdendo o hábito de me colocar em primeiro lugar e criar um ambiente de beleza e sucesso ao meu redor.
ACABOU!
Voltei a me arrumar mesmo para ficar em casa!
Maquiagem sim! Eu mereço me olhar no espelho e ficar feliz com que vejo!
Cabelo escovadinho e perfume também!
Todo este ambiente, mesmo para trabalhar em casa, conspira para um dia de trabalho mais produtivo. É assim que nos vemos mais profissionais, criamos um universo que nos aceita e respeita e tudo faz sentido. Afinal de contas, eu mereço o meu melhor!
Amigas, consultoras como eu, ou… qualquer que seja sua profissão executada de casa, muita atenção:
Não existe trabalho bem feito e valorizado se quem o faz não se valoriza e devota a mesma atenção a si mesmo. Amanhã, antes de ceder à tentação de cair no conforto do modelito para trabalhar de casa, pense duas vezes e se arrume para, pelo menos, um café com uma amiga!
Ah… ok… em casa o salto alto pode ficar de esperando no ladinho! *wink*